Fundamental I

As séries iniciais do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano), as crianças estão prontas para novas aprendizagens. Esta fase é marcada pela curiosidade, busca e descoberta de novos saberes. A Escola Cristã baseia seu ensino nos princípios Bíblicos que direcionam e norteiam todo comportamento dentro e fora de sala de aula. Sendo assim, as disciplinas curriculares são trabalhadas de forma a considerarem a ética e valores cristãos.
Nas atividades da vivência diária enfatizamos os vínculos com as famílias, a amizade, a solidariedade humana, a tolerância recíproca.
Favorecemos ao aluno o pensar e o refletir sobre aquilo que aprende: valores, conteúdos programáticos, vida prática e outros, bem como a utilização de maneira correta de todos os materiais que farão parte do seu dia a dia, por exemplo: a agenda, a organização do caderno e mochila, enfim, tudo quanto é necessário para tirar o máximo proveito do que é ensinado e facilitar o estudo.
Os projetos e trabalhos interdisciplinares ajudam o aluno a aprender a se expor frente a uma platéia, além de elaborar seus argumentos e defendê-los dentro de padrões científicos (da observação à teorização).
A Coordenação Pedagógica elabora e orienta toda parte pedagógica dessa fase, observando a execução e o cumprimento das múltiplas atividades e dos Planejamentos de Ensino, isso, em direta e constante comunicação com os professores e direção.

O Ensino Fundamental I, outra etapa importante do aprendizado, tem como pilares de seu processo educacional o desenvolvimento de uma visão integrada de mundo e uma aprendizagem significativa. É válido, portanto, como objetivo educacional, transmitir uma visão integrada de toda a realidade, de modo a levar o educando a compreender que tudo na criação de Deus possui uma função específica, em uma reação ordenada de causa e consequência, o que abrange as leis naturais em todas as suas expressões. Além disso, por meio de atividades diferenciadas, projetos diversos e uso de novas tecnologias, pretende-se direcionar e conduzir o aluno ao letramento, levando-o a utilizar a leitura e a escrita como ferramentas para o seu desenvolvimento sociocultural e estabelecer condições para que relacione os conteúdos aprendidos com a própria realidade, tornando assim a aprendizagem significativa. Com base no desenvolvimento das habilidades integrais do aluno, na responsabilidade, na formação de valores e de uma consciência crítica, propõe-se despertar no aluno o compromisso de um modo de viver cristão, formando um indivíduo capaz de servir a Deus, ao próximo e à sociedade.

Coleção Crescer em Sabedoria

A Coleção Crescer em Sabedoria é fruto do esforço de uma equipe de educadores para oferecer às escolas um material didático de excelência. Seu principal objetivo é proporcionar ao aluno oportunidades de aprender fatos e conceitos, trabalhar habilidades motoras e de pensamento, bem como desenvolver valores cristãos e bíblicos. As disciplinas contempladas apresentam propostas concretas para cada um dos anos letivos para atingir os objetivos que a Coleção se propõe. Os livros de Língua Portuguesa estimulam o aluno a desenvolver o gosto pela leitura, pela produção escrita e pela aprendizagem sistemática de gramática e da ortografia. As interpretações de texto e as atividades de criação de texto estão sempre vinculadas a uma reflexão filosófica e valorativa. Os livros de Matemática ajudam o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, a construir o entendimento de conceitos específicos e aplicá-los em atividades de fixação e a desenvolver habilidades de resolução de problemas, estando estas atividades vinculadas também a uma reflexão valorativa e filosófica. Os livros de Geografia e História têm como objetivo auxiliar o aluno a identificar as características de sua comunidade, estabelecer relações entre esta e outras comunidades, assim como também com outros tempos históricos e espaços físicos, iniciando assim o desenvolvimento de sua identidade social. Desse modo, ele ordenará fatos históricos no tempo e no espaço e reconhecerá mudanças e permanências nas diversas organizações humanas, se conscientizará de sua participação na História e de sua missão de cuidar do planeta, assim como de sua identidade cidadã e de sua responsabilidade para com o semelhante. Os livros de Ciências têm por fim manter e aprofundar a curiosidade natural do aluno, assim como promover o trabalho com as habilidades de observação, classificação, levantamento de hipóteses e comunicação de resultados. O trabalho é realizado induzindo o aluno à construção do entendimento dos conceitos em atividades de experimentação e fixação e ao desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas do cotidiano. Em cada unidade, permeada por uma visão inter e transdisciplinar, os alunos poderão perceber e estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas da ciência através de atividades sérias, porém leves e lúdicas. Enxergar o mundo, a ciência e as relações entre os homens sob a óptica de Deus, o Criador, é o desafio e o grande privilégio de trabalhar com a Coleção.

Coordenação

LISTA DE MATERIAIS

Clique nos botões abaixo para fazer o download no formato PDF

CALENDÁRIO ESCOLAR

EM BREVE

Abrir bate-papo
1
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?